06 Novembro 2018

Evento Anual IFRRU 2020

CIDADES COM FUTURO - IFRRU 2020

No dia 6 de novembro reuniram-se, no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, as entidades que contribuem para a concretização do IFRRU 2020, para celebrar 1 ano desde a abertura de candidaturas e mostrar os resultados já alcançados.

Numa plateia de cerca de 300 pessoas estiveram presentes os membros do Comité de Investimento do IFRRU 2020, os representantes dos diversos financiadores, nomeadamente todos os Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020 e o PO SEUR, o BEI (Banco Europeu de Investimento) e o CEB (Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa), as entidades gestoras financeiras selecionadas ¿ bancos Santander, BPI, Millennium bcp e SPGM -, autarcas e os pontos focais do IFRRU 2020 em cada Câmara Municipal.

As boas vindas foram dadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, cidade que já conta com vários projetos em curso financiados pelo IFRRU 2020, num valor de investimento que ascende aos 67 milhões de euros.

A abertura do painel foi feita pela Secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, que realçou a importância deste instrumento financeiro no contexto do conjunto de programas que se complementam e que de forma integrada contribuem para a Nova Geração de Políticas de Habitação.

Seguiu-se a intervenção da Presidente do Comité de Investimento, Ana Abrunhosa, que frisou a articulação que existe entre os projetos de reabilitação urbana de cariz público e aqueles promovidos por privados, que são apoiados por fundos europeus no PORTUGAL 2020, que contribuem de forma decisiva para a reabilitação e revitalização dos nossos centros urbanos.

Em seguida, o Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Abel Mascarenhas, apresentou os resultados já alcançados, como sejam os já mais de mil postos de trabalho que serão criados, e deu alguns exemplos dos projetos que se encontram em curso, que abrangem diferentes setores, não apenas a habitação, mas também diferentes atividades económicas e o setor social. Manifestou ainda a sua confiança nos resultados a alcançar em 2019, fundada na pipeline de candidaturas e nos 800 pareceres de enquadramento no IFRRU 2020 já emitidos pelos Municípios.

Esta cerimónia foi ainda palco para a entrega, pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética e pela Secretária de Estado da Habitação, dos prémios para a melhor equipa de cada um dos 3 bancos no ano de 2018, equipas que se destacaram neste primeiro ano por especial empenho no apoio aos investidores e na indução de investimento do IFRRU 2020 no terreno, enquanto reconhecimento do trabalho realizado e de estímulo para um ano de 2019 ainda mais promissor.

Por fim, o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, encerrou a sessão, salientando o crescimento sadio que este instrumento financeiro tem registado, evidenciando-o através de números concretos: 42 contratos celebrados até ao momento, implicando um investimento total da ordem dos 184 milhões de euros.

As várias intervenções foram intercaladas por vídeos realizados por cada um dos 3 bancos envolvidos, incluindo testemunhos de promotores, resultados e imagens de projetos que se encontram em curso.

Local:
Vila Nova de Gaia