06 Fevereiro 2018

Roteiro de Sessões Públicas         

Região do Alto Tâmega e Douro

Sessão Esclarecimento

Depois da primeira sessão realizada em Bragança, a Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 volta a Trás-os-Montes desta vez para divulgar as oportunidades de financiamento do IFRRU 2020 a todos os interessados da região do Alto Tâmega e Douro.

A sessão decorreu no Auditório Teatro Municipal de Vila Real, tendo contado com cerca de 140 participantes. O Sr. Vereador Eng.º Adriano Sousa, da Câmara Municipal de Vila Real, município que acolheu este evento, abriu a sessão realçando a importância que esta autarquia confere à reabilitação urbana, para a fixação das populações e revitalização do centro urbano, tendo destacado a recente criação do Gabinete de Apoio à Reabilitação Urbana, numa gestão de maior proximidade com os munícipes, através da criação de um canal de comunicação expedito e da agilização dos procedimentos administrativos, designadamente através da utilização de plataformas de comunicação eletrónica.

Seguiu-se uma intervenção da Autoridade de Gestão do PO Norte 2020, representado pelo Dr. Henrique Capelas, Vogal da Comissão Diretiva, que destacou a importância dos instrumentos financeiros no âmbito dos instrumentos de política pública, bem como no papel dos Municípios no reforço da rede urbana das cidades de média de dimensão, numa lógica de atuação participativa na articulação entre investimento público e investimento privado.

A apresentação das condições de acesso e das vantagens do financiamento IFRRU 2020 coube à Vogal da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Dra. Dina Ferreira, que realçou que dos cerca de 200 pedidos de financiamento que se encontram em preparação, metade são da região Norte, o que não é alheio o facto de o número de edifícios com necessidades de reparação ser muito elevado nesta região, ascendendo a quase 466 mil, ou seja, pouco menos de metade do total. Também são da região Norte 7 das candidaturas já em fase de decisão, com um investimento na ordem dos 50 milhões de euros. Em concreto, no distrito de Vila Real o número de edifícios com necessidades de reparação ronda os 28 mil, o que mostra bem o défice de investimento e as necessidades de financiamento para ser possível o investimento para mudar esta realidade.

A sessão terminou com um debate no qual foram colocadas as dúvidas concretas dos interessados e feito o seu esclarecimento, contando com a participação dos bancos parceiros - Santander Totta/Popular, BPI e Millennium BCP - e dos pontos focais identificados por cada Município para serem os interlocutores do IFRRU 2020 no território.

Local:
Vila Real