13 de março | Coimbra - 13 de março | Coimbra
Roteiro de Sessões Públicas
Região de Coimbra
Cidades com Futuro - Reabilitar para revitalizar as nossas cidades
Foi em Coimbra, no Convento S. Francisco, um espaço que evidencia de forma particular a importância da reabilitação urbana numa cidade, que se encerrou o roteiro de sessões públicas sobre o IFRRU 2020 no continente.
Esta 13.ª sessão, com cerca de 200 participantes, contou com a presença de S. Exa. a Senhora Secretária de Estado da Habitação, Arq. Ana Pinho.
A sessão foi aberta pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, também Presidente da Associação Nacional de Municípios, entidade parceira da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 na organização deste roteiro. No seu discurso de boas-vindas, referiu que «os municípios têm um papel decisivo nas políticas de regeneração urbana, independentemente da dimensão e do tipo de territórios», sendo o IFRRU 2020 um importante instrumento para execução dessas políticas.
Seguiu-se a intervenção da Senhora Secretária de Estado da Habitação, que afirmou que o IFRRU 2020 é o maior incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal, tenho frisado a importância deste tipo de instrumentos no âmbito das novas políticas públicas de habitação, e referido que a regeneração urbana deve «deixar de ser exceção e passar a ser uma regra».
Tomou a palavra também a Dra. Isabel Damasceno, como representante do PO Centro 2020, tendo feito um balanço da forma como os fundos estruturais têm sido cruciais no desenvolvimento das cidades da Região, assinalando também a novidade que constitui o IFRRU 2020 face a programas anteriores, dado que permite o financiamento da reabilitação do edificado privado, que complementa o que já tem sido feito ao longo de décadas em termos de reabilitação de espaço e edifícios públicos. Nas palavras desta dirigente, este instrumento é «a combinação perfeita entre financiamentos privados e públicos».
Esta sessão foi também ocasião para a assinatura do protocolo de colaboração entre a Ordem dos Engenheiros Técnicos, representada pelo Sr. Bastonário, Eng. técnico Augusto Ferreira Guedes, e a Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, representada pelo Eng. Abel Mascarenhas Presidente da Comissão Diretiva, fundado na intenção de unir esforços e capacidades para promover a reabilitação urbana.
O Sr. Bastonário classificou o IFRRU 2020 como um « belíssimo instrumento que estava em falta para cobrir esta área da reabilitação». Já o Presidente da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 realçou que os apoios à reabilitação urbana com o IFRRU 2020 são já uma realidade, sendo já mais de 40 as candidaturas, correspondendo a um investimento superior a 120 Milhões de Euros, evidenciando ainda o trabalho de divulgação que tem sido feito pelo país fora, que já contou com 2500 participantes.
A apresentação das condições de acesso e das vantagens do financiamento do IFRRU 2020 coube à Vogal da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Dra. Dina Ferreira, seguindo-se uma apresentação da ADENE, representada pelo Eng.º Manuel Bóia, administrador desta agência, sobre as vantagens do certificado energético para a garantia da complementaridade entre reabilitação urbana e eficiência energética, ambos financiados pelo IFRRU 2020.
A sessão, que terminou com a resposta a questões da plateia, contou igualmente com a presença dos bancos parceiros ¿ Santander Totta/Popular, BPI e Millennium BCP ¿ através de stands próprios onde foi possível esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o produto IFRRU 2020.
Seguir-se-ão as sessões de divulgação nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e posteriormente a Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 assegurará também presença num conjunto amplo de sessões que estão a ser dinamizadas pelos municípios ao nível local.
Veja a sessão completa aqui:
# Vídeo com a apresentação do IFRRU2020 e da ADENE
Coimbra