15 fevereiro | Vila Nova de Gaia - 15 fevereiro | Vila Nova de Gaia
Roteiro de Sessões Públicas
Área Metropolitana do Porto e Região do Tâmega e Sousa
Divulgar as condições de financiamento do IFRRU 2020 a todos os interessados de todas as regiões, e desta forma dar a conhecer esta oportunidade de concretizar investimentos em reabilitação urbana que, em condições de mercado, não seriam apoiados, é determinação da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020.
A 9.ª sessão deste roteiro de sessões públicas, decorreu no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, tendo contado com cerca de 250 participantes. O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia abriu o painel realçando a importância que esta autarquia confere à reabilitação urbana. Seguiu-se uma intervenção da Autoridade de Gestão do PO Norte 2020, representada pelo Dr. Henrique Capelas, Vogal da Comissão Diretiva, que destacou a importância dos instrumentos financeiros no âmbito dos instrumentos de política pública, bem como no papel dos Municípios na dinamização da atividade produtiva e no reforço da rede urbana através da promoção do investimento privado.
O Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 realçou que os apoios à reabilitação urbana com o IFRRU 2020 são já uma realidade, com mais de 200 projetos de reabilitação de edifícios em preparação em todas as regiões do país, e são já 30 os pedidos de financiamento formalizados nos primeiros 30 dias do ano, com um investimento que ultrapassa os 100 milhões de euros, dos quais 2 contratos, na Região Autónoma da Madeira, estão já em execução.
A apresentação das condições de acesso e das vantagens do financiamento IFRRU 2020, numa região em que mais de 50 mil edifícios carecem de reabilitação, coube à Vogal da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Dra. Dina Ferreira, seguindo-se uma apresentação da ADENE, representada pelo Eng.º Paulo Libório, sobre as vantagens da eficiência energética nesta ótica de investimento realizado em complementaridade com a reabilitação urbana, ambos financiados pelo IFRRU 2020.
A sessão terminou com um debate, no qual foram colocadas as dúvidas concretas dos interessados e feito o seu esclarecimento, contando com a participação dos bancos parceiros ¿ Santander Totta/Popular, BPI e Millennium BCP - e dos pontos focais identificados por cada Município para serem os interlocutores do IFRRU 2020 no território.
Vila Nova de Gaia