20 Fevereiro 2018

Roteiro de Sessões Públicas   

Alto Minho, Ave e Cávado 

Sessão Esclarecimento

A concluir as sessões de divulgação do IFRRU 2020 na região do Norte, realizou-se no auditório do edifício GNRation - edifício que demostra bem a importância da reabilitação já que era um anterior quartel da GNR localizado no centro histórico da cidade, que foi objeto de uma reabilitação com o apoio do Programa Operacional do Norte, no âmbito do anterior período de programação (QREN), sendo hoje um equipamento de uso coletivo no qual partilham o espaço várias start-ups, decorrem exposições e projetos inovadores ¿ que mais uma vez contou com o interesse de cerca de 200 participantes.

O Sr. Vereador da Câmara Municipal de Braga, Dr. Miguel Bandeira, abriu o painel realçando a importância que esta autarquia confere à reabilitação urbana. Seguiu-se uma intervenção da Autoridade de Gestão do PO Norte 2020, representada pelo Dr. Henrique Capelas, Vogal da Comissão Diretiva, que destacou a importância dos instrumentos financeiros no âmbito dos instrumentos de política pública, bem como no papel dos Municípios na dinamização da atividade produtiva e no reforço da rede urbana através da promoção do investimento privado.

A Vogal da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Dra. Dina Ferreira, realçou que os apoios à reabilitação urbana com o IFRRU 2020 são já uma realidade, com mais de 200 projetos de reabilitação de edifícios em preparação, sendo 30 os pedidos de financiamento já formalizados nos primeiros 30 dias do ano, com um investimento que ultrapassa os 100 milhões de euros, dos quais 1 pedido de financiamento é precisamente da cidade de Braga. Prosseguiu com a apresentação das condições de acesso e das vantagens do financiamento IFRRU 2020, numa região em que mais de 33 mil edifícios carecem de reabilitação, e por fim coube à ADENE, representada pela Engª Margarida Pinto, as vantagens da eficiência energética numa ótica de investimento realizado em complementaridade com a reabilitação urbana, ambos financiados pelo IFRRU 2020.

A sessão terminou com um debate no qual foram colocadas as dúvidas concretas dos interessados e feito o seu esclarecimento, contando com a participação dos bancos parceiros - Santander Totta/Popular, BPI e Millennium BCP - e dos pontos focais identificados por cada Município para serem os interlocutores do IFRRU 2020 no território.

Local:
Braga