25 Janeiro 2018

Roteiro de Sessões Públicas     

Área Metropolitana de Lisboa

Sessão Esclarecimento

Prosseguindo com a divulgação das oportunidades de financiamento do IFRRU 2020, realizou-se no Fórum Lisboa, a sessão pública dirigida a todos os interessados da região de Lisboa, que contou com uma ampla assistência de mais de 500 participantes.

A abrir a sessão, a Arq. Helena Roseta, Presidente da Assembleia Municipal que acolheu este evento, e o Presidente da Autoridade de Gestão do PO Lisboa, Eng.º João Teixeira, realçaram a importância da reabilitação urbana na revitalização dos centros urbanos, devendo a estratégia de intervenção a prosseguir integrar, de forma articulada, os objetivos de política pública de carácter social e económico que permitam um desenvolvimento sustentável das nossas Cidades. 
Seguiu-se a intervenção do Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Eng.º Abel Mascarenhas, que realçou que os apoios à reabilitação urbana com o IFRRU 2020 são já uma realidade. Com a abertura de candidaturas há pouco mais de 2 meses, cerca de 200 projetos de reabilitação de edifícios nos centros urbanos de todas as regiões do país, das quais 54 da região de Lisboa, estão em preparação junto dos bancos selecionados, envolvendo um investimento que ronda os 750 milhões de euros. 15 pedidos de financiamento já foram mesmo formalizados, com um investimento perto de 65 milhões de euros, dos quais 2 contratos, na RA da Madeira, estão já em execução.

A apresentação das condições de acesso e das vantagens do financiamento IFRRU 2020, foi conduzida pela Vogal da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Dra. Dina Ferreira, que realçou que em Portugal, de acordo com dados do INE, são cerca de 1 milhão os edifícios com mais de 30 anos, com necessidades de uma reabilitação integral, dos quais 150 mil em Lisboa, que podem agora encontrar uma solução para o seu financiamento. O IFRRU 2020 integra os apoios para a reabilitação do imóvel e as medidas de eficiência energética mais adequadas para obter melhorias no desempenho energético, numa ótica de sustentabilidade das intervenções apoiadas, já que os setores residencial e de serviços, os mais presentes nas cidades, são responsáveis por 28% do consumo de energia primária.

A sessão, que reuniu vários técnicos de reabilitação urbana, representantes do setor e investidores da região, terminou com um amplo debate no qual foram colocadas as dúvidas dos interessados e feito o seu esclarecimento, contando com a participação dos bancos parceiros ¿ Santander Totta/Popular, BPI e Millennium BCP - e dos pontos focais identificados por cada Município para serem os interlocutores do IFRRU 2020 no território, constituindo uma oportunidade de encontro para preparação dos pedidos de financiamento.

Local:
Lisboa