06 Março 2018

Roteiro de Sessões Públicas     

Viseu, Dão Lafões e Aveiro

Sessão Esclarecimento

Cidades com Futuro - Reabilitar para revitalizar as nossas cidades

O IFRRU 2020 volta a Viseu, cidade que acolheu o seu evento de lançamento em novembro do ano passado, prosseguindo o roteiro de apresentação das oportunidades de financiamento deste instrumento financeiro, numa sessão pública que contou com o interesse de mais de 150 participantes da região de Viseu, Dão Lafões e Aveiro.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, abriu o painel, realçando a importância que esta autarquia confere à reabilitação urbana, com resultados evidentes neste centro urbano, e todo o trabalho que está em curso neste âmbito, do qual destacou o IFRRU 2020, no qual deposita uma forte aposta e no qual tem participado desde a sua génese. Seguiu-se a intervenção do Dr. Bernardo Campos, em representação da Autoridade de Gestão do PO Centro 2020, que revelou que o IFRRU 2020 foi concebido de forma maturada, aprendendo com as lições deixadas por anteriores experiências de apoio público nesta área, de forma participada, envolvendo Municípios e financiadores, e partilhada consistindo numa espécie de quadrilátero virtuoso que envolve a Estrutura de Gestão do IFRRU 2020 e financiadores, por um lado, os bancos selecionados, os Municípios através do seu ponto focal designado para o IFRRU 2020 e os promotores. É do bom funcionamento destes vários atores e entre os mesmos que dependerão os resultados a alcançar. A concluir, o Eng.º Abel Mascarenhas, Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, enfatizou que o IFRRU 2020 é o instrumento financeiro que oferece as melhores condições de financiamento para a reabilitação urbana, sendo assim uma oportunidade única e ao alcance de todos para reabilitarmos as nossas Cidades.
A apresentação técnica sobre as condições de acesso e de financiamento do IFRRU 2020, numa região em que mais de 30 mil edifícios carecem de reabilitação, coube à Vogal da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Dra. Dina Ferreira, e por fim coube à ADENE, representada pelo Eng.º João Martins, apresentar as vantagens da eficiência energética numa ótica de investimento realizado em complementaridade com a reabilitação urbana, ambos financiados pelo IFRRU 2020.
A sessão contou com a participação dos bancos parceiros ¿ Santander Totta/Popular, BPI e Millennium BCP ¿ e dos pontos focais identificados por cada Município para serem os interlocutores do IFRRU 2020 no território.

 

Local:
Viseu